A Vale (VALE3) está prestes a divulgar seus resultados do quarto trimestre de 2024 (4T24) no dia 19 de fevereiro.
Entretanto, a mineradora já forneceu um vislumbre do que os investidores podem aguardar.
Na terça-feira (28), após o fechamento do mercado, a Vale compartilhou uma prévia dos resultados do 4T24.
Segundo os dados, a produção de minério de ferro caiu para 85,279 milhões de toneladas métricas, marcando uma queda de 4,6% em relação ao ano anterior.
Queda na Produção e Impacto no Mercado
A produção de pelotas também sofreu um declínio de 6,9% quando comparado ao 4T23, ficando abaixo das expectativas para 2024.
A produção total no ano foi de 36,891 Mt, abaixo da projeção inicial de 38 Mt.
Além disso, a Vale enfrentou reduções nas vendas de minério de ferro (-10,1%) e de finos de minério (-10,2%).
O preço médio do minério durante 2024 foi de US$ 93 por tonelada, significativamente inferior aos US$ 111,85 registrados no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange.
O preço praticado pela Vale em 2024 foi 16,85% abaixo do mercado. — Analistas de mercado
Desafios Macroeconômicos e Expectativas dos Analistas
O ano de 2024 foi desafiador para a Vale. A empresa enfrentou pressões decorrentes de acordos com o governo relacionados aos rompimentos das barragens de Samarco e Brumadinho, além das dificuldades do cenário macroeconômico na China.
Havia esperança de que a reabertura da economia chinesa após a pandemia poderia revitalizar o setor de minério de ferro. No entanto, a desaceleração da economia chinesa impactou negativamente a demanda pela commodity, afetando diretamente o desempenho da Vale.
Projeções para o 4T24 Segundo o BTG Pactual
Os analistas do BTG Pactual compartilham a previsão de que a Vale deverá apresentar resultados desapontadores no quarto trimestre de 2024.
O guia para a temporada de resultados do 4T24 oferece insights sobre a receita, Ebitda e lucro líquido esperados, além da recomendação para as ações da Vale.
A expectativa é que a Vale apresente resultados nada animadores no 4T24. — BTG Pactual
Guia de Resultados para Empresas Brasileiras
Além das previsões para a Vale, o guia do 4T24 inclui projeções para outras 130 empresas brasileiras, como a Petrobras (PETR4) e a Weg (WEGE3).
Esse material foi concebido para servir como orientação aos investidores durante a temporada de divulgação de resultados.