O Nubank (ROXO34) alcançou uma participação de 14% no mercado de cartões de crédito no Brasil durante o terceiro trimestre, além de capturar 10% do mercado de crédito pessoal, segundo análise do UBS BB.
A fintech afirma que, em relação aos cartões parcelados com juros, sua fatia de mercado é ainda maior.
“No caso dos parcelados com juros, a participação da empresa já ultrapassou sua participação total no mercado (30% vs 14%)”, afirma a equipe, em relatório enviado a clientes. “Parte dessa expansão provavelmente foi causada pelo financiamento de Pix (que é contabilizado no limite do cartão de crédito).” — Thiago Batista, equipe UBS BB
Conquista do mercado através dos cartões
Analisando o crescimento do mercado de cartões entre setembro de 2023 e setembro deste ano, a contribuição do Nubank é ainda mais significativa: 41% do aumento da carteira no mercado se deve à fintech. No segmento de crédito pessoal, esse valor foi de 32%.
Receita geográfica da fintech
Outra investigação do UBS BB abordou a receita obtida com clientes nos diferentes países de operação da fintech.
O Brasil representou 72% da receita operacional no terceiro trimestre, com o México contribuindo com 5% e a Colômbia representando menos de 1%.
No Brasil, a receita média por cliente ativo do Nubank chegou a US$ 8,8 no terceiro trimestre, enquanto no México foi de US$ 6,8.
A predominância do Brasil na receita total da fintech se deve ao tamanho expressivo de sua operação local, que conta com mais de 100 milhões de clientes, consolidando-se como a maior base de usuários do Nubank.